Vinagreira

Hibiscus sabdariffa

As raízes, sementes, folhas e frutos da planta são utilizados por vários povos na alimentação, medicina ou indústria. É boa fornecedora de vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo e proteínas, podendo substituir a proteína da carne. Segundo estudos do pesquisador Marco Aurélio Martins, da Empresa Maranhense de Pesquisa Agropecuária, o fruto é a parte mais valiosa de toda a planta. Serve para preparar geléias, recheios de doces, pastas, marmeladas, xarope e vinhos. No Sul do país, é conhecida como geléia de rosela, com sabor semelhante ao de groselha.

Os resíduos da fabricação da geléia, xarope e vinho são aproveitados para a preparação de um vinagre de qualidade muito boa. Usam-se os frutos frescos ou secos. Quando secos, basta colocá-los na água para que retomem a aparência e as mesmas propriedades dos frescos. As folhas, cujo uso é mais difundido, especialmente no Maranhão, são cozidas e utilizadas em pratos típicos maranhenses, como cuxá e o bobó e também em cozidos de carne.

Na medicina caseira, as folhas são consideradas como emolientes (aliviam os processos inflamatórios) e estimulantes do estômago. Também previnem infecções e hemorragias e aumentam a resistência orgânica. As sementes, consumidas torradas, eliminam o excesso de água no corpo, pois estimulam o bom funcionamento dos rins, e são tônicas. A vinagreira ainda não alcançou a posição que merece dentro da cultura brasileira. Mas é muito considerada em países como Estados Unidos e Inglaterra, tanto por seu alto valor nutritivo como pela versatilidade de uso. Nos EUA, realizam-se estudos para melhorar a produção da vinagreira, visando a industrialização do vinho.

Faça agora mesmo: Arroz de Cuxá

Anúncios

8 Respostas so far »

  1. 1

    maura said,

    OLA SOU MARANHESE,MORO EM BRASILIA

  2. 2

    maura maria da mota costa said,

    ACHEI SUPER INTERESANTE AQUI EM BRASILIA CHAMAM A VINAGREIRA DE HIBISCO E QUE SERVE PARA PERDA DE PESO,ISSO SERA VERDADE SENDO OU NAO ESTOU TOMANDO, SE TIVER ALGO RELACIONANDO A ISSO MANDE PARA MEU EMAIL MAS E MUITO INTERESANTE SABER DISSO POIS SOU MARANHENSE E CONSUMIDORA DA VINAGREIRA,AQUI SE COMPRA NA FEIRA A UM REAL O MASSO,BEIJOS A TODOS.

  3. 3

    maura maria da mota costa said,

    legal saber que a vinagreira tem muitas utilidades

  4. 4

    Maria lima said,

    Ola! tenho um pé de vinagreira em casa e gostaria de saber se pode consumir suas folhas refogadas ou cruas como salada.Grata.

  5. 5

    Silvia Helena de Oliveira said,

    Gostaria de saber como fazer a vingreira cozida em diversas formas.

  6. 6

    Síria said,

    Tenho uma vinagreira roxa.Faço sempre geléia, mas ela não é azeda, na verdade não tem sabor.Acrescento sabores artificiais.Gostaria de saber mais sobre ela.

  7. 7

    Ana Paula said,

    O melhor da vinagreira é fazer com quiabo, hummmmm delícia. Receita: lave bem as folhas em agua corrente e depois coloque para cozinhar ate ficar bem mole, depois de cozida escorra toda a agua e bata com uma faca. Corte o quiabo em pedacos pequenos e refogue com alhoe cebola e deixe amolecer, quando estiver cozido acrecente coentroe a vinagreira. Sirva com arroz, jeijao e carne da sua preferencia. Gostocom carne de sol gorda ou de qualquer jeito rsrsrs

  8. 8

    loreni noschang said,

    Bom saber dos benefícios da vinagreira, meu filho como as folhas todo dia tempera com sal. Estava preocupada por isso resolvi pesquisar fiquei muito satisfeita .


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: