Sálvia

Salvia officinalis

A variada utilidade da sálvia vai muito além do hábito secular de esfregar suas folhas nos dentes para que eles fiquem mais brancos e vistosos. De sabor sofisticado, as folhas frescas ou secas ativam o metabolismo e por isso vão muito bem em pratos gordurosos, como as frituras (nesse caso, deixe-as por pouco tempo da frigideira). É deliciosa em molhos (principalmente aqueles à base de manteiga), sopas, feijões, pratos de cereais, como recheio de omeletes e em canapés de queijo fundido. Pode substituir o louro e é muito usada na culinária italiana: macarrão com molho de manteiga e sálvia é uma preciosidade! Fervida junto com leite, dá um sabor especial aos achocolatados.

Na medicina caseira, é grande seu emprego. O chá é indicado nas más digestões, indisposições de estômago acompanhadas de vômitos, gases e dores de cabeça resultantes desses problemas. Tomado quente, é bom para resfriados, bronquites, tosses e acúmulo de catarro nos brônquios. O Dr. A. Balbach recomenda a mistura de seis a sete gramas do pó das folhas secas com um pouco de mel para eliminar o catarro crônico (cinco colherinhas por dia). Em chá ou tempero (em proporções moderadas), a sálvia combate o suor excessivo, a inflamação das vias urinárias e problemas na pele. Gargarejos das folhas e flores preparadas por infusão dão bom resultado contra a inflamação da garganta e dificuldade de engolir.

As folhas frescas e amassadas, além de branquearem os dentes, também refrescam o hálito e fortificam as gengivas frouxas e inflamadas. E proporcionam um alívio rápido quando esfregadas em partes do corpo picadas por abelhas, vespas, mosquitos, marimbondos etc. A jornalista Maly Caran, especialista no cultivo e uso de ervas, recomenda o chá forte de sálvia para escurecer os cabelos e acabar com a caspa e o banho de imersão com as folhas para aliviar o cansaço. O óleo extraído da sálvia é empregado na cosmética natural e na perfumaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: