Salsa

Petroselinum crispum

Em geral, é considerada um tempero sem nenhuma importância ou um complemento decorativo dos pratos. Nada  mais injusto! A salsa é uma das melhores fontes de vitamina A, fundamental para a proteção dos olhos, do aparelho respiratório e da pele. É também potente em vitamina C e ótima em cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro. Entre os seus inúmeros benefícios, eis os principais: é diurética, estimulante e depurativa, combate a formação de gases e a fermentação intestinal, estimula a secreção gástrica (facilitando a digestão), fortalece o sangue e é eficaz no tratamento do reumatismo.

Da salsa tudo se aproveita: as folhas, raízes e sementes, frescas ou secas. Cozida, vai bem em sopas, molhos, feijões, carnes, legumes, peixes etc. Se você não gosta de ver a salsa boiando nas preparações, faça um macinho, amarre, ponha na panela no início do cozimento do prato e retire na hora de servir. Assim, as propriedades nutritivas ficam preservadas. Crua, ela dá um sabor especial às saladas, farofas, patês, pastas, sopas etc. Para estimular o apetite, recomenda-se mastigar umas folhinhas de salsa crua antes das refeições. É ótima em suco, mas, como ele tem o gosto muito forte, pode-se misturá-lo ao suco de cenoura. O suco puro permite outros usos: aplicado em compressas, faz desaparecer os “galos” arroxeados das pancadas; em massagens na pele, elimina manchas; num chumaço de algodão introduzido no nariz, estanca a hemorragia nasal.

Sob a forma de chá, tem largo emprego. O chá das folhas ajuda no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, icterícia, urina difícil, cálculos dos rins e vesícula e obstrução no fígado e no baço. O chá da raiz – de sabor adocicado – combate a obesidade e deve ser tomado de manhã, em jejum. O chá das sementes é empregado por muitos para matar piolhos. Como decocto, as sementes têm ação diurética e normalizam a pressão alta. Em seu livro As Hortaliças da Medicina Doméstica, o Dr. A. Balbach cita outras utilidades da salsa. Em casos de ardência nos olhos e seios endurecidos, faça um cataplasma e aplique na região afetada. Nas picadas de insetos, esmague algumas folhas de salsa e esfregue suavemente na região irritada; depois complete o tratamento com o cataplasma. Para alívio da dor de dente, enquanto espera a consulta no dentista, coloque sobre o dente salsa triturada e misturada com um pouquinho de sal.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    lolinha said,

    a salsa serve para tambem enfeita pratos


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: