Pimentão

Capsicum annuum

De qualquer cor, o pimentão é uma extraordinária fonte de vitaminas A e principalmente C (que ocorre sobretudo na variedade amarela). Além disso, os três tipos são ótimas fontes de cálcio, fósforo, ferro e sódio. Para que o organismo aproveite todos os componentes, não devemos cozinhar ou fritar o pimentão por mais de dois minutos. Se a receita indica o uso do pimentão, mais ou menos como tempero, para enriquecer o sabor do prato, ele só vai para a panela no final do cozimento.

Mas o melhor mesmo é comer o pimentão cru: vai bem nas saladas, molhos, canapés. Cozido ou frito levemente é utilizado em patês, pastas, ensopados, sopas, refogados, risotos. Também acompanha bem os pratos à base de peixe. Por sua riqueza em vitaminas A e C, tem muitas propriedades medicinais. Ajuda e acelera a cicatrização de feridas. Previne a arteriosclerose. Controla o colesterol (gordura no sangue). Evita hemorragias, aumenta a resistência física, combate alergias e previne a formação de hemorróidas.

O pimentão também é usado na sucoterapia. Em combinação com o suco de cenoura, é um excelente auxiliar na eliminação de manchas da pele. Suco de pimentão, cenoura e espinafre misturados aliviam as cólicas e dores abdominais causadas pelo excesso de fases (recomenda-se tomar um copo a cada duas ou três horas).

Há pessoas que têm dificuldade em digerir bem o pimentão. Nesse caso, é aconselhável comê-lo sem casca. Um jeito fácil de descascar é tostar rapidinho no fogo, espetado num garfo. As chamas fazem a casca soltar-se facilmente. Essa é uma maneira indicada quando se introduz as sopinhas na alimentação infantil. Nesse caso, as verduras e legumes têm que ser introduzidas aos poucos.

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1 Response so far »

  1. 1

    Pedro Lamar Dias said,

    Muito bom, vou comer pimentão adoidado e quando for ao Morumbi assistir ao São-paulão, vou levar um monte de pimentão para a rapaziada…


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