Pepino

Cucumis sativus

Tem boas quantidades de vitaminas A, B, C e K e minerais de flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro, magnésio e ferro. É um alimento calmante, refrescante, mineralizante e estimulante. É uma verdadeira educação alimentar convencer as crianças a comerem pepino. E muitos adultos têm dificuldade de ingeri-lo, daí ele ser excluído do “cardápio”. Por isso é necessário uma informação preliminar: o pepino torna-se digestivo se comido cru, com casca (bem lavada com sal ou escovinha macia), cortado ou ralado na hora de ir para a mesa e temperado no prato de cada um. Nada de molhos ou sal antes da hora. Não se deve descascar o pepino para que ele não perca substâncias que facilitam a digestão.

Presta-se muito bem a saladas, sopas frias (que não precisam de cozimento) e canapés. Muitas pessoas que não gostam do pepino cru apreciam-no em conserva. Mas no processo de conservação ou cozimento ele perde a maior parte dos seus elementos nutritivos: fica bom de gosto, mas pobre como alimento. Tem grandes virtudes terapêuticas: é conhecido como um dos melhores diuréticos naturais, por isso é recomendado para os que sofrem de gota, artrites, reumatismo, problemas renais e do coração. É um ótimo tônico para o fígado, vesícula e rins. Pelo seu alto teor de enxofre, é essencial para a pele, cabelos e unhas. Serve também para regular a pressão arterial.

O suco, além de todas as propriedades mencionadas, é utilizado também como antiinflamatório do tubo digestivo e de bexiga e muito útil nas enfermidades dos dentes, gengivas, lábios e boca. Misturado ao mel da abelha, o suco combate problemas da garganta e até angina. Misturado ao suco de cenoura ou beterraba, é energético e, segundo o Dr. Flávio Rotman, derruba qualquer tipo de inapetência, principalmente a das crianças.

O suco do pepino também é uma excelente loção para as mãos sofridas pelo trabalho com sabão e detergentes. Na cosmética natural, o pepino tem lugar de destaque tanto em máscaras faciais, como em loções, cremes e revitalizantes e rejuvenescedores, preparados para tonificar a pele, eliminando manchas e rugas. Um detalhe importante: também nos sucos, deve-se usar o pepino com a casca.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Wilma de Oliveira said,

    Como muito pepino cru e com casca, lendo essa materia vi que estou
    no caminho certo.
    Adorei as informações
    obrigada

    Wilma


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: