Nabo

Brassica rapa

Alimento e remédio, do nabo só se falam maravilhas. Contém vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre e sódio. Aproveita-se tudo: folhas, talos e raiz. A raiz tem mais minerais que as folhas; e essas, maior concentração de vitaminas, inclusive a vitamina P, necessária para a perfeita absorção e eficiência da vitamina C.

Como alimento, a raiz deve ser consumida crua, para que possa dar o máximo de proveito. As folhas e talos são usados em saladas, caldos, sopas, cozidos, refogados, como recheio. A ênfase para que o nabo faça parte da alimentação é comum a todas as práticas médicas e nutricionais. A Dra. Gudrun Burkhard, médica antroposófica, diz que ele deve constar das nossas saladas uma a duas vezes por semana, por ativar o metabolismo e as funções cerebrais e aumentar a vitalidade.

Bernadette Kikuchi, especialista em alimentação macrobiótica, insiste que uma porção de nabo ralado deve acompanhar qualquer refeição com frituras, para que a digestão seja perfeita e para anular as calorias e efeitos nocivos do óleo frito. O médico alopata Flávio Rotman, no livro Cura pela Comida, afirma que ele deve constar obrigatoriamente do cardápio dos idosos, por suas propriedades tônicas e mineralizantes.

O nabo ainda tem propriedades diuréticas, refrescantes e alcalinizantes. Como diurético, é excelente para prevenir e eliminar os cálculos renais e da vesícula, e muito útil nos regimes de emagrecimento, porque elimina a retenção de água no organismo. Purifica o sangue e favorece a expectoração nos tratamentos de catarros pulmonares, tosse, bronquite, asma e tuberculose. Cozido e aplicado como cataplasma (compressa envolta em gaze), combate frieiras, ardores e inflamações em geral.

O caldo do nabo cozido, segundo o professor Antônio Valeta, regulariza a inflamação intestinal aguda ou crônica. Marco Natali, em seu trabalho sobre sucoterapia, recomenda o seguinte tratamento para quem quiser se curar de hemorroidas: tomar um litro por dia de uma mistura de sucos de nabo, cenoura, agrião e espinafre; comer apenas vegetais e frutas cruas; não comer carnes nem temperos; e manter essa dieta rigorosa por um mês. Segundo Natali e Alfonso Balbach, há casos registrados de cura completa das hemorroidas com esse tratamento.

Por sua riqueza em cálcio, o suco de nabo é recomendado às crianças em fase de crescimento (doses pequenas por dia, misturadas ao suco preferido).O suco das folhas e talos é muito eficiente para corrigir a acidez, principalmente se  misturado ao suco de aipo e cenoura. Combinar o suco das folhas do nabo com o de cenoura e dente-de-leão é um dos recursos mais eficazes para o fortalecimento dos dentes e de toda a estrutura óssea. Finalmente, as folhas de nabo cozidas no vapor, em fogo brando, são um ótimo laxante.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Jose Univaldo Vicente said,

    Gostei. Achei muito interessante.

  2. 2

    Conceição Aparecida Schuwenck de Jesus said,

    Quando fala sobre fortalecimento da estrutura óssea: o suco da cenoura é também das folhas? ou pode se suco da cenoura


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: