Morango

Fragaria spp

Essa parte vermelha, que chamaremos de “fruto”, tem muita vitamina C, um pouco menos de vitamina A e menos ainda de vitaminas B. Contém ainda cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e silício. As crianças se beneficiam particularmente do morango, porque ele estimula os processos de absorção do organismo infantil, aumenta a resistência às infecções e combate as anemias. É diurético, evitando os cálculos renais, o aumento do ácido úrico, o reumatismo e a artrite.

O fruto pode ser consumido ao natural, em sucos, musses, geleias, sorvetes ou saladas de frutas. Misturado com coalhada ou iogurte, além de ser um prato de primeira, combate os ardores do tubo digestivo e os gases intestinais. Tome o cuidado de lavar muito bem o “fruto”, pois é comum acumular-se terra ou agrotóxicos (usados em grande parte das plantações comerciais) em seu exterior.

As folhas do morangueiro podem ser usadas como chá para estimular as funções hepáticas e combater diarreias. A raiz, cozida em água e coada, também oferece uma infusão antidiarreica e diurética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: