Milho

Zea mays

Num país de clima tropical como o nosso, o milho deveria ser muito mais consumido, até porque é o nosso cereal por excelência. Seu grão pode ser usado verde ou seco. Tem um alto teor de hidratos de carbono (açúcar), vitaminas B e minerais de cálcio, fósforo e ferro. O milho estimula o sistema nervoso (principalmente a atividade cerebral e os órgãos do sentido), o metabolismo, a atividade muscular e o trabalho do fígado. Fortalece o coração e os pulmões.

Veja como ele pode entrar no seu cardápio: cozido em pouca água e pouco sal, em sopas, cremes, suflês, refogado com temperos, como recheio para qualquer prato, em bolinhos, no forno com um pinguinho de manteiga, assado na brasa, em angu (polenta) e mingau salgado. Também pode ficar para a sobremesa, como canjica, curau, pamonha, sorvete, bolo, cozido com mel, pudim, mingau doce. Com o grão seco fazem-se as farinhas de milho. Com elas podem-se preparar cuscuz doce ou salgado, bolos, biscoitos, broas, polenta, creme, sopas, massa para tortas e pães. A maizena é farinha de milho refinada, e por isso tem menos valor nutritivo.

Do milho se extrai ainda um óleo adequado para o regime de colesterol e para as pessoas com arteriosclerose. O grão fermentado serve para a fabricação de álcool, utilizado em algumas bebidas. Os “cabelos” ou “barba” do milho têm propriedades terapêuticas específicas: sob a forma de chá, eliminam o excesso de água no organismo e ajudam a dissolver e eliminar cálculos renais.

O chá também pode ser usado como tônico antisséptico e cicatrizante no tratamento de acnes. O sabugo do milho seco é aproveitado como combustível e as palhas são usadas na confecção de esteiras e no artesanato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: