Melão

Cucumis melo

É uma fruta muito refrescante, fortificante, calmante, laxante e diurética. Possui grande quantidade de vitamina A e C, doses razoáveis de vitaminas B e cálcio, fósforo e ferro, mas principalmente potássio (regula o equilíbrio da água no organismo, normaliza o ritmo do coração, ajuda a eliminar os resíduos, reduz a pressão sanguínea).

De preferência, deve ser usado ao natural, sendo também muito gostoso como suco, especialmente nos regimes de desintoxicação. As duas formas têm as mesmas propriedades terapêuticas. Por seu alto teor em potássio, o melão é indicado nas afecções do fígado (hepatites, cálculos, cirrose hepática etc.) e para os cardíacos que usam medicação diurética. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gota, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais.

É um bom companheiro das mulheres na menopausa, porque ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação. As sementes secas e trituradas ajudam a eliminação de vermes, principalmente das tênias (solitárias). O Dr. A. Balbach indica a polpa cortada em forma cilíndrica, aplicada localmente, para o tratamento das hemorroidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: