Melancia

Citrullus lanatus

Fruta muito refrescante, de grande valor nutritivo, mas um tanto indigesta pelo hábito errado de comê-la como sobremesa. A melancia é composta de 92% de água. O restante são hidratos de carbono (açúcar), boas quantidades de vitaminas A, B e principalmente C, e também cálcio, fosforo, ferro. Muito procurada no verão, ela deve ser consumida ao natural – como lanche – ou como suco, batido no liquidificador.

Cuidado com os excessos, porque a melancia é levemente laxante e diurética, qualidade que pode ser bem aproveitada nas dietas de eliminação para ativar o rim. É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo e gota. O suco da melancia provoca grande eliminação do ácido úrico (responsável pela formação dos cálculos renais, principalmente), além de limpar o estômago e intestinos. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas da boca e da garganta. O Dr. A. Balbach recomenda o uso das sementes da melancia, secas e trituradas, no tratamento da pressão alta e inflamações urinárias. Ele também indica pincelar com o suco da polpa e da casca os casos de erisipela (doença da pele).

A culinária doméstica diz que da melancia tudo se aproveita: o doce da casca é até citado no manual de Orientação Alimentar e Receitas, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Quem tem excesso de produção, mãos à obra: a polpa dá uma excelente compota.

Faça agora mesmo: Sorvete de Melancia

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Muito bom o post, Parabéns!!!


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: