Funcho

Foeniculum vulgare

Suas folhas, de sabor levemente adocicado, são usadas como verdura, em saladas cruas, cortadinhas ou raladas. Crocantes e branco-esverdeadas, são muito ricas em fibras (material importante para o bom funcionamento intestinal); contêm boa quantidade de vitamina C, cálcio, fósforo e ferro, e doses menores de vitamina B. O funcho também é usado quase como um tempero para “puxar” o gosto de sopas e peixes. Seu sabor abranda o gosto amargo de outras folhas e dá um toque exótico em alguns sucos (nabo, cenoura, laranja etc.).

As folhas do funcho têm uma ação especial sobre as secreções das glândulas, notadamente sobre a formação de leite. Estimula a digestão, impedindo a formação de gases intestinais. Considerada uma verdura “leve”, é indicada em todos os processos inflamatórios do estômago e intestinos.

Também tem uma ação diurética. Suas sementes – que chamamos equivocadamente de “aniz” – têm sabor doce, quase picante, e são muito usadas em bolos, doces, pães e licores. O chá das sementes tem um suave efeito expectorante (elimina catarros e secreções), combate cólicas e gases e ativa a formação do leite materno. Mastigar uma semente de funcho perfuma o hálito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: