Maracujá

Passiflora spp

É muito rico em vitamina C e minerais de cálcio, fósforo e ferro. Tem também vitaminas A e B, mas em menor quantidade. O suco e o sorvete são as formas mais comuns de consumir o maracujá, mas ele também pode ser usado para se fazer bolos, pudins, cremes, musses, recheios de tortas doces, biscoitos e gelatinas. Alguns assados ganham um sabor exótico ao serem regados com o suco.

O licor de maracujá é calmante e digestivo. O suco é refrescante, calmante, diurético, depurativo do sangue e estimulante do estômago. Tem ação especial nos casos de diabetes, obesidade, gota e pressão alta. Na medicina caseira, tem muitas aplicações. Em infusão, as folhas do maracujá são recomendadas para combater o alcoolismo crônico, asma, bronquite, coqueluche, diarreia, dor de cabeça de origem nervosa e infecção das vias urinárias. Dessa forma, tem também ação diurética.

O Dr. Seabra, do laboratório homeopático, afirma que o maracujá é reconhecido e usado por quase todos os laboratórios do mundo, não só os homeopáticos, mas também os alopáticos. Ele garante que o seu uso contínuo, se necessário, não traz inconvenientes, pois não é tóxico nem cria dependências. A Dra. Gudrun Burkhard, médica naturalista, recomenda o chá das folhas do maracujá como sedativo em casos de insônia e histeria, por provocar o sono naturalmente, sem produzir depressão nervosa. O Dr. Flávio Rotman comprova a ação antivermes das sementes cruas e secas do maracujá, uma receita muito conhecida das camadas de baixa renda do nosso povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: