Manjericão

Ocimum spp

É um dos ricos temperos da culinária italiana (no famoso spaguetti al pesto, o pesto é o manjericão) já incorporado à cozinha brasileira. Tem um perfume delicado e sabor suave e levemente picante. Suas folhas, frescas ou secas, dão um toque estimulante e marcante principalmente nos molhos. Mas também tempera bem as leguminosas, raízes, couves, repolhos, pratos de cereais, sopas e assados. Uma salada muito conhecida na cozinha italiana é feita com pedaços de tomate, queijo mussarela de búfala e bastante manjericão.

Você também pode pôr sua imaginação para funcionar e inventar novas receitas. O manjericão fortifica o estômago e os intestinos. Combate vômitos, cólicas e diarréias. Fortifica os órgãos sexuais, ativa a menstruação e combate a esterilidade. Tem ação sobre o aparelho urinário combatendo o ardor ao urinar e estimulando os rins. Atua nos estados gripais, aliviando tosses, bronquite e rouquidão. Na medicina doméstica, o chá de folhas do manjericão é precioso para as dores de garganta (gargarejos); em bochechos, ajuda a cicatrizar aftas (nesse caso é bom ver como anda o estômago e evitar alimentos ácidos).

Por ser um chá diurético, limpa os rins e ainda acalma os nervos. O Dr. A. Balbach, estudioso da flora nacional e medicina doméstica, recomenda o chá das folhas ou o chá das sementes amassadas em compressas, para os bicos dos seios machucados pela amamentação. Ele afirma também que o xarope da raiz combate a tuberculose.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: