Lagosta Assada

A IGUARIA TEM QUASE TANTA PROTEÍNA QUANTO A CARNE, PORÉM COM MENOS GORDURA.

Fonte: Revista Men’s Health – n. 45 – p. 78

O prato auxilia a construção muscular e contém propriedades que ajudam a aliviar o estresse – e, o melhor, leva apenas 20 minutos para ficar pronta. Você só precisa de firmeza na mão e estômago forte para matar a lagosta, mas valerá cada pedaço. Você pode também substituí-la por camarões ou vieiras.

A respeito do abatimento da lagosta: os franceses gostam de acariciá-la gentilmente para colocá-la para dormir antes que o chef enfie a faca na cabeça e arranque o rabo. É o método que faz sofrer menos e causa morte instantânea (diferente de jogá-la na água fervente). Além de que, quando estão calmas antes da despedida final, a carne permanece macia.

Você precisará de uma lagosta viva de cerca de 750 gramas. Coloque-a em uma tábua. Segure levemente pelo rabo e enfie uma faca pesada e afiada na cruz localizada bem no topo do rabo (a alguns centímetros abaixo dos olhos) e separe a cabeça. Isso a mata instantaneamente. Em seguida, separe o rabo da cabeça, deixando a carne do rabo na casca. Descarte as patinhas. Retire as garras e reserve. Remova a veia preta (canal intestinal) do rabo e o pequeno saco de gravela (o estômago). Leve ao forno preaquecido a 230 graus até cozinhar.

Coloque uma chaleira pequena de água para ferver. Escalde as garras por três minutos, deixe esfriar, abra as cascas e remova a carne.

Em uma panela refratária, aqueça 1 fio de azeite e torre o rabo da lagosta com a casca para baixo. Elas ficarão vermelhas rapidamente – vire e torre o outro lado. Ponha a panela no forno por mais alguns minutos. Cuidado para não passar do ponto.

Molhe levemente no azeite 1 colher (chá) de echalotas (um tipo de cebola mais suave) bem picadas. Coloque um pouco de conhaque na panela fora do fogo. Volte ao fogo lentamente e deixe o álcool secar. Ponha cerca de 1/2 taça de vinho branco e a carne das garras. Reduza o líquido até que engrosse. Acrescente um pouco de manteiga – uma colher (chá) de cada vez (de 2 a 4 serão suficientes), mexendo levemente a panela de um lado para o outro, ou até que o molho comece a engrossar. Salpique sal e pimenta moída. Retire do fogo e acrescente cebolinha e estragão. Coloque sobre a lagosta e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: