Inhame

Colocasia esculenta

A sabedoria popular conhece o inhame como a raiz que dá energia para o trabalho. Sua principal qualidade é o amido, que, depois de passar pelos processos da digestão, transforma-se em um tipo de açúcar altamente energético. Possui também cálcio, fósforo e ferro. Bem cozido, pode ser usado em sopas, suflês, guisados, ensopados, purês, pães ou simplesmente com manteiga por cima, ainda quentinho do cozimento.

Ingerido no café da manhã, é muito mais nutritivo do que o pão branco. Na alimentação das crianças, idosos ou pessoas enfraquecidas, vai muito bem para dar consistência a sopas variadas. Também pode ser assado, como se faz com a batata, na brasa ou no forno; o gosto fica diferente, mas é apreciado por muitos.

A médica Gudrun Burkhard diz que o inhame, misturado ao gengibre, ambos crus e ralados, funciona como ótimo emplastro nos edemas reumáticos das juntas. O médico Flávio Rotman indica o emplastro das folhas do inhame-gigante (cujo tubérculo não é comestível) para cortar o veneno nas picadas de insetos e cobras peçonhentas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: