Hortelã

Mentha spp

Tem vitaminas A, B e C, e minerais de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Tem ainda mentol, que reúne, em elevado grau, propriedades antiespasmódicas (aliviam as cólicas), calmantes, tônicas e antissépticas. O mentol isolado pela indústria é muito menos ativo que a correspondente quantidade de folhas de hortelã, pois são importantes não só os princípios ativos da substância, mas também seus acompanhantes.

É usada como tempero – sobretudo em saladas e em alguns molhos –, em chás, e “refrescando” sucos naturais e algumas bebidas alcoólicas, tipo licor. Também é utilizada para fazer geléia. Como medicamento, é empregada sob a forma de chá, com inúmeras indicações. Facilita a digestão, combate a formação de gases, de cálculos na vesícula, vômito e icterícia. No aparelho respiratório, favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais mucos. É um bom remédio para a laringite.

O Dr. A. Balbach, estudioso das plantas na medicina doméstica, indica o chá para a expulsão de vermes intestinais e para aumentar a produção do leite materno. O médico suíço Martin Furlenmeier diz que a hortelã é particularmente indicada nos espasmos de estômago e cólicas intestinais e biliares. Segundo ele, experimentos já revelaram que a secreção de bílis aumenta até oito vezes mais com o uso da hortelã. Como bebida ou num banho bem relaxante, o chá também é calmante.

A hortelã fornece um óleo que é usado na indústria de alimentos, remédios e cosméticos. Alguns alimentos deixam um odor muito forte na boca. É só mastigar uma folhinha de hortelã para ter de volta um hálito refrescante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: