Girassol

Helianthus annus

Helianthus annus

O girassol começou a ser cultivado em larga escala no início do século XIX, quando os russos identificaram suas características de bom fornecedor de óleo comestível, a partir das sementes. Hoje esse é o segundo óleo mais consumido no mundo, suplantado apenas pelo de soja. O óleo de girassol tem efeito excelente nas dietas de pessoas com altas taxas de colesterol; além disso, abaixa a pressão arterial, previne a arteriosclerose e faz o coração funcionar melhor. Esse efeito é garantido pela grande quantidade de vitamina F – boa não só para prevenir e combater as doenças cardíacas, mas também para ajudar a reduzir o peso e para manter pele e cabelos saudáveis.

As sementes de girassol também são ricas em cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio; em quantidades reduzidas, têm ainda vitaminas A, B e C. Todo esse benefício pode ser usufruído de várias formas, infelizmente não muito difundidas no Brasil. Levemente tostadas, as sementes são ótimas em aperitivos. Bem trituradas e transformadas em farinha, entram como ingrediente de pães e biscoitos.

Torradas, moídas e usadas no lugar do café, dão uma bebida de efeito calmante, indicada para combater as enxaquecas e as dores de cabeça em geral. Na medicina caseira, tanto as sementes quanto as folhas amassadas são muito eficientes se colocadas no locais onde se sofreu uma pancada forte, nas esfoladuras e nas feridas. O girassol também fornece torta ou farelo para alimentação animal, inclusive de pássaros, e com ele se faz boa silagem para o gado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: