Gergelim

Sesamum indicum

Sesamum indicum

Os orientais, principalmente os indianos, consideram as sementes de gergelim quase sagradas: da culinária à medicina, da indústria farmacêutica e de cosméticos a poções afrodisíacas. Aqui no Brasil, alguns estados já conhecem as virtudes do gergelim. Suas sementes fornecem óleo e farinha, e também são comestíveis.

Elas têm vitaminas A, B e C, mas sua maior riqueza é a alta concentração de cálcio, fósforo e ferro. A espécie preta é mais forte: tem duas vezes mais cálcio e vitamina A que a clara. As sementes claras, tostadas e moídas, tornam-se uma farinha muito nutritiva. Essa farinha, depois de novamente tostada e passada numa centrífuga, transforma-se numa manteiga conhecida como tahine e muito utilizada pelos árabes.

O gergelim preto é usado no preparo do gersal, um dos temperos básicos da culinária e medicina macrobiótica e integral, considerado um alimento ideal para tirar a acidez do sangue. O gersal também aumenta a atividade e o reflexo cerebral, combate doenças venéreas em geral e fortalece a pele.

Na culinária caseira, usa-se tanto a semente como tempero quanto a farinha como massa em biscoitos, bolachas, pães, doces, bolos e pastas. A manteiga é utilizada em pratos de cereais, em molho para legumes e mesmo para passar no pão. A culinária natural dá um valor especial para o óleo de gergelim no preparo de cereais. O Dr. A. Balbach afirma que esse óleo é antiinflamatório e, aplicado como compressa quente, embebido num pano, alivia as dores de ouvido.

Faça agora mesmo: Biscoitinho de Gergelim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: