Gengibre

Zingiber officinalis

Zingiber officinalis

Picante, ardente e estimulante, o rizoma do gengibre funciona muito bem como tempero, puxando o sabor de certos pratos, e tem ótimo emprego na medicina doméstica. Contém vitaminas A, B e C e os minerais cálcio, ferro e fósforo. É rico em substâncias aromáticas e em óleo essencial, sendo usado em condimentos, licores, refrigerantes, confeitaria e até perfumaria.

Provavelmente, é mais conhecido entre nós como um ingrediente indispensável do quentão, a bebida das festas juninas. No entanto, a culinária vegetariana e a japonesa utilizam-no largamente, em pedaços ou ralado, sempre em pequenas quantidades.

Ralado, dá um sabor especial a molhos, sopas, carnes frangos, peixes, cereais, salada de frutas, bolos, sorvetes e sucos. Em pedaços, é usado nas conservas de outras hortaliças.

O gengibre ajuda a equilibrar as gorduras e as proteínas animais no organismo. Por isso, os japoneses costumam servir uma pequena porção de gengibre ralado para ajudar a digestão mesmo de alimentos mais leves, como peixes. É um ótimo estimulante digestivo, prevenindo cólicas e gases. É ótimo no tratamento de doenças respiratórias, como asma, bronquite e catarro crônico, ingerido tanto durante as refeições quanto sob a forma de chá misturado com mel.

Um pedacinho de gengibre cru, “esquecido” na boca, melhora a rouquidão e acalma a tosse. Externamente, em emplastro ou em massagens suaves, colabora no tratamento das artrites, dores reumáticas e nevralgias. Por fim, triturando quase a pó numa centrífuga, ele torna uma delícia o pão-de-mel, os biscoitos, as tortas doces e bolos.

Faça agora mesmo: Chá de Gengibre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: