Feijão-de-corda

Vigna unguiculata

Vigna unguiculata

A diversidade é ainda maior entre as dezenas de feijões existentes no Brasil, todos eles com usos e propriedades bem semelhantes. O feijão é uma planta de grande valor nutritivo, tanto nas cascas quanto nas sementes; os grãos podem ser consumidos secos ou verdes.

É uma das melhores fontes naturais de ferro. Tem ainda vitaminas A (em maior quantidade nas vagens verdes), B e C, fósforo, potássio, cálcio, sódio, magnésio, proteínas e aminoácidos (elementos essenciais de todas as células dos seres vivos).

Na culinária, suas formas de preparação são inúmeras: cozido, frito, em farofas, em bolinhos, misturado com farinha. É difícil entrar um brasileiro que não saiba fazer feijão, e até não tenha a sua receita especial. A nossa feijoada é cartão de visitas no mundo todo, mas é indigesta pelo excesso de gorduras.

Embora seja muito nutritivo, nem todas as pessoas aceitam bem o feijão, porque ele é fermentativo e de difícil digestão. Essas características se atenuam com as seguintes medidas: deixe-o de molho de um dia para outro; despreze a primeira água da fervura; amasse-o ou bata no liquidificador; sirva junto a abundantes saladas de folhas verdes, especialmente as mais amargas; nunca cozinhe-o com carnes gordas e toucinho, que o tornam ainda mais indigesto; e não abuse de sua utilização, sobretudo nas épocas mais quentes do ano.

O caldo do feijão, mais digestivo, é muito importante na alimentação das crianças pequenas, dos convalescentes e dos idosos. A farinha de feijão seco, aplicada em cataplasmas quentes, acalma as dores reumáticas, a ciática e as nevralgias. No entanto, esse mesmo feijão seco, como alimento, é desaconselhado aos que sofrem de reumatismo, nefrite, hepatite, artritismo e, é claro, de fermentação intestinal.

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