Dente-de-Leão

Taraxacum officinale

Taraxacum officinale

Apesar de crescer como mato em nossos campos, o dente-de-leão ainda é pouco utilizado no Brasil. É menos ignorado como erva medicinal, mas pode – e deve – ser usado em saladas e refogados, especialmente na primavera, quando suas folhas, ainda delicadas, não são tão amargas. Só para se ter uma idéia, é muito mais rico que a alface.

Contém vitaminas A, B e C e é uma extraordinária mina de ferro e potássio. Tem sabor amargo, dado por uma substância que funciona como excelente depurativo para todo o organismo. Como todas as ervas, deve ser usado em pequenas quantidades, com moderação. Renova e fortalece o sangue; estimula o funcionamento do fígado e da vesícula; combate a formação de cálculos renais e a anemia; previne a gota, reumatismo e artritismo; protege e tonifica o sistema sexual; é excelente para o tratamento das doenças ósseas; é diurético e dilui as gorduras do organismo.

O suco de dente-de-leão, além de todas essas propriedades, também combate a hiperacidez do organismo e previne doenças das gengivas e cárie dentária. Para tornar seu sabor mais agradável, misture-o ao suco de cenoura ou nabo. Experimente reeducar o paladar aos pouquinhos para usufruir todos os benefícios desse “mato”!

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    Gustavo said,

    Gostaria de saber se é possivel usar a flor ou somente as folhas , e se tem alguma outra planta selhante a ela pra que eu não possa me enganar e me confundir .Grato

  2. 3

    Conceição Aparecida Schuwenck de Jesus said,

    Onde encontramos o dente-de-leão. Moro em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. Vendo a foto vejo que conheço, jamais poderia imaginar que poderia servir de alimento e tão nutriente, mas não teria jamais coragem de comê-lo. Existe seco? Ou pode me fornecer de como tratá-lo comestível


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: