Chicória

Chicorium endivia

Chicorium endivia

É mais uma das folhas amargas, que deve ser consumida em pequenas quantidades, mas nunca deve faltar na alimentação de quem tem dificuldades com a vesícula e o fígado. Contém boas doses de vitaminas A, B e C, de sódio, potássio, fósforo, cálcio, silício, cloro e ferro.

Os que gostam de um sabor amargo (que, aliás, é estimulante do apetite) podem usar a chicória crua, em saladas. Para atenuar o amargor, refogue-a em pouca água ou cozinhe no vapor e depois tempere a gosto. Veja as múltiplas vantagens da chicória: é depurativa do sangue, estimulante da digestão, suavemente laxante, combate vermes intestinais, limpa os rins, previne as hemorróidas.

O suco das folhas, além dessas propriedades, também contribui para abaixar o nível de açúcar no sangue e, portanto, é indicado para os diabéticos, segundo o estudioso Marco Natali. O suco tem gosto bem forte, mas você pode atenuá-lo misturando-o ao suco de cenoura, aipo ou salsa.

A raiz e a planta toda, frescas ou secas, já foram muito utilizadas em chás para tratamento de doenças estomacais e hepáticas, segundo o pesquisador e médico suíço Martin Furlenmeier, mas hoje o uso da chicória como planta medicinal está relegado ao esquecimento.

Também está pouco difundido seu uso como substituto do café, muito freqüente na Europa a partir de 1600, e principalmente após o bloqueio continental decretado por Napoleão. Para esse emprego, tosta-se e moe-se a raiz da chicória.

Faça agora mesmo: Salada de Chicória, Tomate Seco, Damasco e Queijo Cottage

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: