Cenoura

Daucus carota

Daucus carota

É um alimento “de primeira”, da infância até a velhice. É importante na alimentação da mulher grávida, do bebê e da criança, pois ajuda a formação do sistema nervoso (que se completa por volta dos três anos de idade), atua na boa formação dos ossos e dos dentes, e torna o organismo mais resistente às infecções. Esse bom desempenho deve-se ao fato de a cenoura ser rica em caroteno (ou pró-vitamina A, substância que no organismo transforma-se em vitamina A).

Contém ainda vitaminas B, C, D e K, cloro, flúor, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, potássio, arsênico, cobalto, iodo (principalmente as que são cultivadas próximas ao mar), manganês e silício. Tem também uma boa dose de açúcar. A cenoura é altamente estimulante do sistema nervoso e dos sentidos, especialmente da visão. Por estimular o apetite e aumentar o número de glóbulos vermelhos do sangue, é indicada nos casos de anemia. Também facilita o trabalho dos intestinos, pois estimula a vesícula, combatendo a prisão de ventre.

Atua como tônico e revitalizador nos casos de fraqueza ou carência (tuberculose, pós-operatório). Fortifica e revigora as células do cérebro, combate o cansaço mental e restaura o sistema nervoso. Comer a cenoura crua é a melhor forma de se aproveitar tudo o que ela tem de bom. Quando cozida, deve-se usar o mínimo de água ou então cozinhar apenas no vapor, o tempo suficiente para amaciar. Pode ser usada em sopas, cremes, purês, suflês, doces, bolos, recheios, assados, cozidos, sucos, refogados.

Para quem não aprecia o gosto da cenoura, um recurso é utilizá-la em todos esses pratos na forma de suco. Para disfarçar o gosto quando for beber o suco diretamente, pode-se misturar com laranja, maçã ou abacaxi. O suco de cenoura puro combate as cólicas renais e elimina o excesso de água no organismo.

Também age contra o reumatismo e a gota. Misturado com mel, limpa as vias respiratórias e elimina catarros, tosse e rouquidão. Previne as verminoses e elimina vermes intestinais. A Dra. Gudrun Burkhard recomenda a cenoura cozida com pouca água e sal, passada na peneira, como calmante nas colites acompanhadas de diarréia e mesmo nas diarréias infantis.

Equilibra o metabolismo de outros alimentos (carnes, gorduras, açúcar). Ela também tem um efeito decisivo sobre a pele, mantendo sua elasticidade e juventude. A indústria de cosméticos e mesmo a cosmetologia natural têm diversos produtos à base de cenoura (bronzeadores, hidratantes, extratos). Fortalece ainda o cabelo e as unhas. As folhas da cenoura também devem ser aproveitadas, pois são ricas principalmente em vitamina A. Com elas fazem-se bolinhos, sopas e refogados.

Faça agora mesmo: Suflê de Cenoura e Chuchu

Deixe um comentário