Bucha

Luffa cylindrica

Luffa cylindrica

Quando pequenos, os frutos da Luffa cylindrica são comestíveis depois de cozidos, prestando-se a usos semelhantes aos do pepino. Ainda não há pesquisas bem-feitas sobre o valor nutritivo desses frutos, talvez pela pouca disseminação de seu emprego como alimento.

Mas várias pessoas apontam seus efeitos purgativos e diuréticos, e afirmam que as folhas, ramos e raízes normalizam o ciclo menstrual e eliminam distúrbios do fígado. A parte mais conhecida da bucha é o tecido fibroso dos frutos maduros, muito útil no artesanato doméstico para a confecção de esponjas de limpeza, esfregões de banho, chapéus, cestos, tapetes, chinelos, palmilhas de sapato e trabalhos de trança.

Essa fibra é excelente para massagear o corpo durante o banho, em movimentos suaves e circulares, ativando a circulação e renovando as camadas externas da pele. Na indústria, é empregada na fabricação de filtros de óleo, colchões, correias e estofamento

5 Respostas so far »

  1. 1

    Marli said,

    Encontrei esse site numa pesquisa sobre “luffa cylindrica” (bucha vegetal gigante).
    O objetivo era saber se alguém tinha conhecimento do uso do fruto na culinária e as suas propriedades nutricionais e medicinais.
    O fruto é famoso como bucha na pia, cozinha, banheiro e material artesanal.
    Uma curiosidade que surgiu repentinamente, porque comentei com algumas pessoas o meu gosto pelo fruto na culinária, utilizada como abobrinha. Notei que todas as pessoas achavam engraçado e estranho.
    Fiquei surpresa com as informações científicas nos poucos sites que informaram a respeito.
    O prato que faço com a bucha novinha, bem tenra, além de saboroso dá uma sensação de bem estar digestivo.
    É muito curioso o pouco conhecimento disso com tanta fartura desse fruto em quase todo o nosso território nacional.

    • 2

      edertk said,

      Realmente, Marli, a utilização da bucha como alimento é ainda muito pouco disseminada. Obrigado por compartilhar conosco sua experiência e seu hábito. São bons comentários como o seu que nos inspira a melhorar incansavelmente o blog. Volte sempre!

    • 3

      Antonio Baraldi said,

      Olá Marli,
      Entrei lá no Google para confirmar alguma coisa que havia lido, em algum lugar, sobre o uso da bucha vegetal na alimentação.
      A minha dúvida é: qualquer tipo de bucha vegetal (novinha)?
      Como mais pode ser utilizada?
      Apenas ajudo minha esposa na cozinha e hoje fiz bucha. Só causei espanto!!!
      Acho que vou ter que comer sozinho!
      Perguntaram até se tem seguro para quem comer da bucha!
      Você pode confirmar alguma coisa para mim?
      Dizer que não faz mal, que em algum lugar o pessoal utiliza isso porque aqui é só indignação!
      Obrigado.

  2. 4

    Margareth said,

    Aprendi comer bucha com uns amigos chineses. É uma delícia. Não sei nada sobre valor nutritivo, mas é mto gostoso. Basta descascá-los e fritar num azeite com bastante alho picadinho e acrescentar gengibre em tirinhas. Colocar sal e shoyu a gosto. Macio e diferente.

  3. 5

    vaneia said,

    eu como eu amo tomar banho eu amo eu amo tudo que e feito com bucha tenho sempre no meu quintal nunca falta!!criei usando para tomar banho minha pele assim como a de toda minha familia sempre foi muito saudavel,.hj estão querendo dizer que faz mal tomar banho com essa milagrosa buchinha.


Comment RSS

Deixe um comentário

