Conserva de Broto de Bambu

Fonte: www.sashimisecret.com

Ingredientes

Broto de bambu (quando for comprar evite o de pontas verdes que são mais amargos e duros, compre aqueles de ponta mais amarelada).

Água

Bicarbonato de sódio

Vinagre

Sal

Glutamato monossódico

Açúcar

Vidros para conserva

Modo de preparo

Remova a camada externa do broto que é a parte mais dura. Pique em pedaços ou rodelas, do tamanho que preferir. Leve-os para ferver em água quente durante 20 minutos. Mantenha outra panela com água quente ao lado. Escorrá-os e despeje na outra panela deixando por mais 20 minutos. Repita o processo até ficarem macios. Deixe-os esfriar nesta água. Caso tenham ficado amargos, acrescente um pouco de bicarbonado de sódio (mais ou menos 1 colher de chá).

Faça o processo de esterilização de vidros para conserva: Lave bem o vidro escolhido com água e detergente. Em uma panela, coloque um pano limpo no fundo, o pote lavado sobre ele e cubra com água. Deixe ferver por uns 10 minutos. Jogue a tampa do pote e deixe por mais 5 minutos na fervura. Deixe esfriar naturalmente. Pegue o pote e a tampa e coloque sobre um pano limpo (boca para baixo) para secar bem.

Depois de frios, pegue o takenoko e lave bem em água corrente. Escorra-os muito bem (Faça este processo depois do preparo do caldo abaixo para que eles não fiquem pretos rapidamente).

Numa panela leve o caldo para ferver (quantidade para uma conserva de uns 200 ml): uma colher de café de sal (de preferência ao marinho), uma pitada de açúcar, uma pitada de glutamato monossódico, duas partes de água filtrada e uma de vinagre (o suficiente para encher o pote). Depois de ferver deixe esfriar e acrescente o broto picado. Coloque nos recipientes de vidro esterelizados.

Deixe 15 dias curtindo para depois utilizá-lo. Depois de aberto, conservar em geladeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: