Beterraba

Beta vulgaris

Beta vulgaris

É um alimento de alto valor nutritivo, principalmente quando é comida crua e com tudo, ou seja, raiz, talos e folhas. É rica em vitaminas A, B1, B2 e C. Quando é cozida, perde a vitamina C. É ainda uma boa fonte de flúor, sódio e potássio, cloro, silício, zinco e magnésio.

Os talos e as folhas, desprezadas pela maioria das pessoas, concentram as vitaminas e sais minerais da beterraba. Depois de lavados cuidadosamente, eles podem ser usados em saladas, refogados, sopas, farofas ou, de preferência, cozidos no vapor. A raiz é utilizada de preferência em saladas cruas e sucos, ou ainda cozida.

A beterraba tem um enorme potencial curativo e de proteção da saúde. Previne a anemia e deixa os dentes e as gengivas fortes. Regulariza o funcionamento do estômago, vesícula, fígado e rins, e também o excesso de ácidos no organismo, muito comum em quem consome muito açúcar, carnes e gorduras. Crua, é um ótimo corretivo para a prisão de ventre, combate a fraqueza orgânica, reumatismo e a artrite, e tem ação preventiva nos problemas da próstata.

Alguns nutricionistas afirmam que, usada na forma de suco, a beterraba tem uma ação curativa mais rápida e eficaz. Dessa forma, ela constrói intensamente as plaquetas do sangue e combate rapidamente o artritismo, reumatismo, pedras nos rins.

Fortalece os tendões e descongestiona as vias urinárias. Misturado com mel, é um excelente xarope para as crianças. Para torná-lo mais apetitoso, pode ser misturado com maçã ou laranja.

A dra. Gudrun Burkhard, especialista em alimentação natural, afirma que esse suco atua bem em pacientes com cãncer e leucemia e também previne gripes e resfriados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: