Batata-Doce

Ipomea batatas

Ipomea batatas

É um alimento rico em amido, mas não tanto em vitaminas e sais minerais. Ao ser cozida, a batata-doce perde a maior parte do seu teor nutritivo. Quando é frita, mantém boa parte do seu valor – vitaminas A e C e ferro – , mas a fritura não é a melhor forma de prepararmos os alimentos.

Assá-la na brasa ou no forno é uma forma de conciliar os aspectos nutritivos com a digestão. Vai bem ainda em purês, doces e bolos. A batata, de modo geral, é considerada um alimento que dá mais “peso” à refeição do que qualidade. O que merece mais destaque do ponto de vista da nutrição são as folhas da batata-doce.

Elas são muito ricas em vitaminas A, B e C. São uma fonte de minerais, principalmente ferro. Poucas pessoas usam essas folhas por desconhecerem o seu potencial. Refogados, são um delicioso acompanhamento para qualquer tipo de comida.

Uma novidade: o Centro de Tecnologia Agrícola e Alimentar da Embrater desenvolveu um método rápido para se obter farinha de batata-doce para o uso caseiro. O método foi amplamente divulgado através de um “fichário de tecnologia”, distribuído nos Estados pelas Ematers, com excelentes resultados, já testados, por exemplo, por donas de casa catarinenses.

A receita da farinha é simples: lave bem as batatas, descasque e corte em lâminas finas ou em pequenos cubos em tabuleiros, dispostos numa camada fina. Deixe secando ao Sol e revire de vez em quando. Em caso de tempo chuvoso, coloque o tabuleiro num lugar coberto e ventilado. Quando as lâminas estiverem secas, moa e depois peneire. A granulação da farinha depende da abertura da peneira. A farinha mais fina serve para fazer pães, bolos, mingaus, sopas e purês. A farinha mais grossa é para farofa e pirão.

Faça agora mesmo: Batata Doce Refogada

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