Bambu

Família Gramineae

Família Gramineae

Na alimentação, usa-se o broto de bambu – ou takenokô, em japonês – , rico em fibras, em vitaminas A, B e C, e em cálcio, fósforo e ferro. O hábito de consumo do broto de bambu veio com os japoneses. Ele faz parte da alimentação macrobiótica, mas pouco utilizado por ser considerado muito yin (de acordo com a macrobiótica, o equilíbrio da alimentação está em alimentos classificados como yin e yang).

O broto de bambu é usado como o palmito: refogado, em suflês, sopas, recheios de tortas, saladas. O gosto é parecido com o do palmito, tanto que existem pastelarias que o colocam nos recheios sem avisar aos clientes. Deve ser cozido, de preferência no vapor, até amaciar e soltar um certo amargor. Pode ser mantido por bastante tempo sob a forma de conservas.

Além de servir na alimentação, o bambu tem mil e uma utilidades numa horta. Quando plantado no lugar certo, é um ótimo quebra-vento. Ajuda no controle da erosão, plantado de modo a cortar o caminho da água da chuva ou a ocupar espaços dentro das voçorocas.

Serve para fazer cercas, ripados para o sombreamento de sementeiras e tutoramento de tomate, ervilha, feijão-fava e outras espécies trepadeiras. Pode ser usado na drenagem de terrenos encharcados e na formação de estruturas de mourões de concreto. Transforma-se em vários utensílios domésticos. Solte a imaginação, e certamente você encontrará outros usos para o bambu.

Faça agora mesmo: Conserva de Broto de Bambu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: