Artemísia

Artemisia vulgaris

Artemisia vulgaris

Nas folhas e raízes da artemísia há substâncias amargas, mais concentradas nas raízes, que funcionam muito bem nas doenças gástricas com produção diminuída de ácido e nos transtornos biliares ou hepáticos com perda de apetite, segundo o médico suíço Martin Furlenmeier (nesses casos, escalde meia colher de chá de folhas frescas ou secas em um copo de água. Deixe tampado, coe e beba aos goles durante o dia).

Ele diz que as substâncias amargas atuam principalmente através da mucosa bucal para estimular a secreção do estômago, por isso os preparados de artemísia devem ser bem ensalivados. Mas alerta também para a alta toxicidade contida no óleo essencial no seu uso, daí ser necessário controle no seu uso e muito cuidado com excessos nas doses. Furlenmeier diz que uma ou duas folhinhas da planta podem ser usadas como condimento em guisados.

Já o médico Gilberto Pereira, que trabalha com medicina e alimentação integral em São Paulo, afirma que a artemísia é ótima para combater prisão de ventre, se tomada em jejum, sob a forma de chá, com uma pitada de sal integral, ao mesmo tempo em que se massageia a parte baixa do intestino. Pereira diz ainda que o chá é desintoxicante, combate a anemia, a formação de gases intestinais, o nervosismo e o reumatismo; enquanto o suco da folha verde é ótimo para limpar e fortalecer o sangue.

A medicina caseira também indica o chá como um bom desinfetante para uso externo (para lavar feridas infectadas, por exemplo). É bom lembrar que o uso de chás, infusões, sucos e banhos de ervas não dispensa a consulta médica para diagnóstico seguro do problema de saúde que se tem e para o acompanhamento do tratamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: