Amendoim

Arachis hypogaea

Arachis hypogaea

Contém vitaminas B e E, cálcio, fósforo, enxofre e muito óleo. As quantidades grandes de óleo contra-indicam o amendoim como alimento de uso diário, pois o excesso de gordura traz problemas à saúde. Convenientemente refinado, quando fica mais puro, esse óleo é utilizado para fins medicinais e farmacêuticos.

Na alimentação, a melhor forma de usar o amendoim é cozido na casca, quando se torna digestivo. O uso mais conhecido é o do amendoim seco ou torrado – como aperitivo, em paçocas, doces, pés-de-moleque, bolos, tortas ou pratos típicos como o xinxim de galinha.

Para aproveitar os benefícios do amendoim, o melhor é consumi-lo em pequenas quantidades. E suspender seu uso nos casos de distúrbios do estômago, fígado, vesículas e intestino. Mas ele tem ainda outras utilidades: é empregado na indústria de sabão, de óleo lubrificante, de óleo combustível para iluminação e dele se extrai 10% da produção mundial de óleo comestível.

De seu bagaço prepara-se a torta de amendoim, para a alimentação animal e adubação. Suas ramas também se prestam à forragem.

Faça agora mesmo: Paçoca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: