Alho

Allium sativum

Allium sativum

O alho tem fama nos quatro cantos do mundo. Todos os povos falam maravilhas dele. Exaltam desde a sua especial qualidade e sabor como tempero até suas excelentes propriedades curativas e preventivas de algumas doenças.

A melhor forma de aproveitar ao máximo as propriedades nutritivas (vitaminas A, B, e C, minerais de flúor, iodo, cácio, ferro e fósforo) e também as curativas do alho é comê-lo cru. Mas o seu gosto muito forte e alguma intolerância para determinadas pessoas aconselham o uso do alho refogado ou frito.

Um jeito leve de experimentar o alho cru é amassar bem até formar uma pasta para passar no pão, ou para usar no molho de saladas. Comer alho em excesso pode causar dor de cabeça, no estômago, nos rins, provocar vômitos e até diarréia.

Como “maravilha curativa”, o alho regula a gordura no sangue; equilibra a flora intestinal, impedindo o crescimento de bactérias indesejáveis; regula a glicose do sangue. Previne gripes e resfriados e é muito indicado para doenças catarrais como bronquite, asma, pneumonia, e tuberculose. Poderoso desinfetante do organismo, combate toxinas intestinais e expulsa vermes.

É um tônico superestimulante para revitalizar pessoas esgotadas e enfraquecidas. Reduz a pressão alta e previne os tumores malignos e a arteriosclerose. Desintoxica os fumantes e reduz os efeitos da poluição do ar. A medicina popular comprova – e muito bem – os usos externos do alho contra calos, verrugas, picadas de insetos e até sarna.

O suco de alho misturado com mel é bom para limpar a voz. Há apenas uma proibição rigorosa com relação à utilização do alho: ele agrava o quadro clínico de pessoas que sofrem de pressão baixa. Outro problema é que ele traz mau hálito. Mas isso se resolve facilmente: basta mastigar depois uns raminhos de salsa.

Faça agora mesmo: Mini Pizza de Ricota e Alho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: