Alcachofra

Cynara scolymus

Cynara scolymus

Contém cinarina, uma substância amarga que estimula as secreções do fígado e da vesícula, e regulariza as funções desses dois importantes órgãos do aparelho digestivo. Uma outra substância, a cinarase, ajuda na digestão do leite.

É conhecida a ação curativa da alcachofra na cirrose, icterícia, inflamações e cálculos na vesícula e insuficiência hepática. Tem ainda ação diurética e hipoglicemiante, ou seja, excelente alimento para diabéticos.

Rica em ferro, é preciosa no restabelecimento dos que sofrem de anemia, debilidade geral e raquitismo. É rica também em tanino, substância fundamental no combate às diarréias. Essa flor de tantas virtudes deve ser cozida. Quase sempre sobra um pouquinho de água do seu cozimento. Jogar essa água fora é um desperdício. Ela serve para fazer caldos ou sopas.

Diz a medicina popular que não há nada melhor para purificar os pulmões do que comer a alcachofra levemente fervida. A publicação Saúde Total aconselha o suco de alcachofra misturado ao suco de limão para a cura da asma. Quando se mistura com suco de cebola, recomenda-se para a revitalização dos hemofílicos.

Faça agora mesmo: Alcachofras Recheadas Light

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: