Agrião

Nasturtium officinale

Nasturtium officinale

É um excelente alimento para limpar as toxinas do corpo. Rico em vitaminas A e C, é mais rico ainda em minerais de primeira linha, como o ferro, o enxofre e o potássio. O enxofre é indispensável para a saúde da pele, cabelos e unhas; e, combinado com o potássio e oxigênio, entra na composição do sangue. Mas o potássio vai ainda mais longe: junto com outro mineral, o sódio, regula o equilíbrio da água dentro do organismo, normaliza o ritmo do coração e ajuda a pensar com clareza, pois leva oxigênio ao cérebro.

Dos talos às folhas, o agrião tem várias propriedades terapêuticas. Age como antiinflamatório nas colites. Combate o ácido úrico nos organismos sobrecarregados pela ingestão de muita carne, leite e ovos. Atua também nos casos de tuberculose, raquitismo e formação de pedras nos rins. É ainda um “limpador de chaminé”, diminuindo os efeitos tóxicos da nicotina.

De preferência, o agrião deve ser comido cru, numa salada caprichada, pois suas propriedades tônicas e estimulantes abrem o apetite. Os talos podem ser usados para enriquecer sopas ou, depois de refogados, para rechear suflês, panquecas e bolinhos.

O suco dos talos e folhas é ótimo para problemas nos rins, na pele e no aparelho respiratório. Se você achar o gosto muito forte, experimente misturar com frutas, como o abacaxi. Para aliviar o catarro e as secreções de quem tem bronquite crônica, a medida é meio copo de suco puro todos os dias.

Misturado com mel, é um xarope poderoso contra a tosse, uma fórmula já explorada pela indústria farmacêutica. Para o tratamento de colites e enfermidades do intestino grosso, recomenda-se uma mistura de sucos de agrião e rúcula. Nos dias quentes, essa verdura é uma base refrescante das refeições e uma potente fonte de saúde.

Faça agora mesmo: Espaguete de Agrião

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    janailton Lopes de oliveira said,

    fui feliz encontrando tal matéri em plena madrugada!


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: