Acelga

Beta vulgaris

Beta vulgaris

É uma verdura boa de fibra, necessária para o bom funcionamento dos intestinos, e também de vitaminas A, B e C. Dela aproveitam-se folhas e talos, crus, cozidos, refogados, em sopas, saladas, charutinhos. O melhor jeito de manter as vitaminas e minerais das folhas da acelga, assim como das outras verduras, é cozinhá-las com pouca ou nenhuma água.

Melhor ainda é aproveitar apenas o vapor de uma cuscuzeira para fazer o cozimento. Segundo o Manual de Orientação Alimentar da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, o suco da acelga, misturado em partes iguais com suco de agrião, é eficaz contra os cálculos da vesícula. A receita é um copo por dia em jejum.

Para combater a prisão de ventre, faz-se um bom laxante com meio copo de suco de acelga e uma colher de sopa de azeite. As folhas da acelga servem também para fazer cataplasma contra hemorróidas, feridas e forúnculos. Quando você comer a acelga crua, convém mastigá-la muito bem, triturá-la muito bem, triturá-la mesmo, para evitar a fermentação intestinal.

Faça agora mesmo: Trouxinha de Acelga com Legumes

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    odair gonçalves vilas boas said,

    gostaria de saber como ou aonde encontrar esta verdura maravilhos ,que a mais de anos não encontramos,pederia a ajuda de voceis nos fornecer o endereço de aonde encontra-la obrigado pela atenção odair


Comment RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: