Abóbora

Curcurbita spp

Cucurbita spp

Tem grande quantidade de vitaminas A, C, B1, B2, B5 (niacina) e os minerais cálcio, fósforo e ferro. É um alimento de alto valor nutritivo, indicado para pessoas de todas as idades, porque é de fácil digestão, além de dar uma proteção especial ao fígado. Dela, só não comemos as cascas.

Com o miolo, você faz doces, sopas, refogados, suflês, nhoque, pão, bolo, purê, e fica uma delícia nos cozidos, feijoadas e assados; crua, ralada, compõe uma saladinha leve e saborosa. Os brotos refogados são uma verdadeira mina de ferro, que combate a anemia ajudando a formação de glóbulos vermelhos do sangue, oxigenação das células, formação de ossos, músculos e cérebro. As folhas são a parte mais rica da abóbora. Podem ser refogadas, colocadas em sopas, caldos, etc. As flores podem ser servidas à milanesa, refogadas com cebola ou rechear uma omelete.

As sementes também são riquíssimas em ferro. Tostadinhas no forno e temperadas com sal, dão um delicioso aperitivo e combatem os vermes, principalmente a tênia. Nesse caso, as sementes devem ser frescas sem a pele, moídas e misturadas com mel, de preferência, ou com açúcar.

Para as gestantes, são uma boa ajuda contra as náuseas, enjôos e vômitos. Uma sopinha de abóbora, um purê, ou só cozida no vapor é uma dieta e tanto para curar desarranjos intestinais provocados pelas comidas pesadas ou pelo abuso de bebidas alcoólicas.

Realmente, da abóbora tudo se aproveita. E se ela for da espécie japonesa, aquela pequena, redonda, verde-escura por fora, come-se com casca e tudo.

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